Se tem algo que a Igreja Verbo da Vida Sede sabe fazer, é acolher aqueles que vêm de outros lugares do Brasil, e até de outras nações, para estudar em Campina Grande (PB). Afinal, é nessa cidade que localizam-se as unidades Sede do Centro de Treinamento Bíblico Rhema, Escola de Ministros e a Escola de Missões.
Anualmente, dezenas de pessoas viajam para cá, a fim de passarem um ano ou até mais, morando em Campina Grande e servindo nas igrejas locais. Com isto, há cerca de seis anos foi criado um departamento chamado Forasteiros, que em 2023 ganhou um novo nome: Acolher.
No último domingo (12), a equipe que é liderada por Christian e Suênia Emery, realizou uma primeira reunião de boas-vindas em nossa igreja para os cerca de 40 irmãos que chegaram aqui este ano, para estudar nas escolas e, a maioria, irá congregar na Igreja Sede e será alvo das atividades do departamento.
PRIMEIRA REUNIÃO DO ACOLHER
Segundo Suênia, a proposta dessa primeira reunião foi explanar qual o objetivo do departamento, pois ela destaca que, na maioria das vezes, quando se fala em departamento, o primeiro pensamento é de que se trata de mais uma equipe para trabalhar; porém, o Acolher existe exclusivamente para servir a estes que vêm de fora da cidade.
A reunião começou logo cedo, às 8h30, no segundo auditório do Rhema. Todos se deliciaram com um farto café da manhã e foi uma oportunidade perfeita para a comunhão, na qual os alunos e membros da equipe estreitaram os laços. Na sequência, o pastor presidente Thiago Borba deu início saudando os presentes.
Ele falou sobre a visão do Acolher e ressaltou sobre como ela surgiu. Segundo o pastor, com o passar dos anos, foi percebida a necessidade de receber melhor essas pessoas que vêm de outros lugares para estudar na cidade, já que algumas delas chegavam e se sentiam deslocadas.
Thiago destacou que alguns irmãos precisavam fazer atividades simples, como ir a um supermercado, mas não sabiam onde encontrar, dentre outras necessidades. Então, ainda no pastoreio de João Roberto Albuquerque, o departamento foi criado para que servisse de suporte para estas pessoas, o que foi perpetuado em sua nova gestão.
Em seguida, Christian e Suênia deram continuidade na explicação sobre como funciona o departamento. Relataram todas as atividades que estão programadas para este ano, que incluem mais quatro reuniões presenciais, que não serão necessariamente na igreja ou nas escolas.
“A gente busca trazer leveza e instruções, porque eles estão se aculturando aqui em Campina Grande. A gente sabe que eles são de diversos lugares do Brasil e quando chegam aqui enfrentam a questão do choque cultural. Esse departamento existe justamente para essa questão de os instruir acerca de onde eles estão vivendo atualmente e ainda trazer momentos de diversão, de lazer e descontração”, disse Suênia.
Os próximos encontros serão em abril, junho, setembro e novembro, com uma programação alinhada ao calendário das aulas de cada escola. Durante a reunião, Suênia também convidou à frente os voluntários do Acolher e os apresentou, expondo o que cada um tem como responsabilidade. Além disso, ela falou sobre o grupo no Telegram, no qual haverá uma assistência diária para todos os alunos que participam.
Pastor Marconde e Gildete Santos é o casal supervisor do departamento e eles também fizeram questão de estarem presentes nesta primeira reunião. Pr. Marconde deu destaque a alguns aspectos da cultura nordestina e, em especial, sobre como o povo paraibano pensa. Foi um momento bastante descontraído para o público.
E teve mais! Juliana Borba deixou um recado para os acolhidos. Ela testemunhou que um dia estava onde eles estão agora e compartilhou sobre quando chegou em Campina Grande para servir. Segundo a ministra, se não fosse o auxílio de alguns irmãos da igreja, ela teria ficado perdida e sem direção. Por isso, para ela, um departamento como esse é muito importante para ajudar as pessoas que vêm de fora.
ACOLHER É BÍBLICO
“Portanto, acolham-se calorosamente uns aos outros na igreja, tal como Cristo acolheu calorosamente vocês; e então Deus será glorificado” (Romanos 15.7 KJV).
“Não se esqueçam da hospitalidade; foi praticando-a que, sem o saber alguns acolheram anjos” (Hebreus 13.2 NVI).
Os alunos ainda tiveram a honra de ouvir Suellen Emery, supervisora da Agência de Missões Verbo da Vida: “Christian e Suênia foram diretores da Escola de Missões e eles entendem muito bem a importância de acolher. Eles realmente têm um coração assim, para acolher. Vai ser muito legal e importante você fazer parte desse departamento”.
Do ano passado para cá, a equipe do Acolher cresceu. Já são nove pessoas no time que está à frente das atividades deste ano. “As nossas expectativas, como equipe, estão a mil. Deus colocou pessoas maravilhosas em nosso grupo e tem trazido muitas ideias. Inclusive, vamos ter uma parceria com pessoal do ‘O Negócio é Crer’ para que os acolhidos tenham mais facilidade e melhor preço quando precisarem de profissionais e coisas corriqueiras do dia a dia”, destacou a líder do Acolher.
- Para mais informações, entre em contato: (83) 9 9139-2384.