Dia chuvoso, mas isso não impediu que o entusiasmo dos jovens inundasse o templo da nossa igreja. Em meio a um fim de semana festivo no nordeste brasileiro, os Jovens Verbo da Vida (JVV), não deixaram de celebrar a vida de Deus que habita em cada um deles. Foi realizado o culto “GC matuto”, marcado por unção, alegria, conexões e conselhos preciosos, em clima junino, no último sábado (24).
Imersos na presença
O culto teve início com muito fervor e oração, com o Holy Moment, realizado pelo Departamento Imersão. Euller Oliveira deu continuidade ao culto, conduzindo o período de música, debaixo de um fluir de cânticos em outras línguas e, por meio do Espírito de profecia, declarou:
“O Senhor está dizendo para pessoas esta noite: ‘Enquanto você levanta as mãos, eu sou o Deus que acelera processos na sua vida. Se você acreditar, viverá essa aceleração de processos no segundo semestre. Porque eu sou um Deus de antecipações’. A sua vida foi uma de janeiro até aqui, mas será outra daqui até dezembro. Essa será uma semana de novidades!”
Vivendo relacionamentos saudáveis
Em seguida, Alex Alves, líder dos Grupos de Conexão (GC), deu início à ministração da Palavra. Ele falou sobre a importância de cultivar relacionamentos interpessoais saudáveis, tendo como base a passagem de I Samuel 18.1-4. O ministro frisou que considera Jônatas e Davi um dos exemplos de amizades mais simbólicas.
Alex mencionou que esta amizade tem um significado relevante, pois Jônatas seria, pela linhagem, aquele que herdaria o trono, mas respeitou tanto a Davi ,e o que Deus tinha para ele, que renunciou a isso.
“Essa é uma amizade repleta de lealdade, confiança e sacrifício. Jônatas sacrificou o que ele poderia assumir, enquanto filho do rei Saul, e foi leal a Davi em todos os momentos. Até quando seu pai queria atentar contra a vida de Davi, foi ele quem protegeu seu amigo”, endossou ele.
Relacionamentos importam
Tendo essa referência tão relevante, Alex abordou alguns pontos para o cultivo dos relacionamentos. Em primeiro lugar, ele citou que se faz necessário reconhecer as amizades importantes na vida de alguém e, se, de fato, há abertura para gerar novas conexões. Pois, de acordo com ele, criar e fincar laços de amizades favorecem que cheguemos onde Deus já nos vê.
“Precisamos uns dos outros. Precisamos nos relacionar e não podemos nos isolar, porque isso que o diabo quer. O Grupo de Conexões são lugares onde você pode gerar vínculos proféticos”.
Alex também falou sobre o exemplo de Elias e Eliseu. Apresentando-os como um vínculo profético dado por Deus, mostrando, de forma análoga, sobre como os relacionamentos são capazes de trazer alinhamento às nossas vidas e fazer com que cheguemos onde devemos chegar em Deus.
Liberando perdão
O ministro frisou as chaves para não se frustrar nos relacionamentos. Sendo a primeira chave, o reconhecimento do nível de relacionamento. “Vão ter amigos que serão para sempre e outros passageiros. Você não deve se frustrar, mas avançar nas suas amizades!”, afirmou Alex.
A segunda chave foi aprender a reconhecer as próprias características e as do seu amigo, para que você possa cooperar nesse vínculo, cultivando os ambientes e a maneira como lida com seus amigos para evitar frustrações. E, por fim, a terceira chave é liberar perdão e mágoas, se houve ferimento em amizades passadas.
Alex falou da importância de não desistir e nem se fechar para novos relacionamentos, pois esta é uma forma do diabo travar a vida de alguém nessa área. Ele recordou aos jovens a passagem de Efésios 4.31-32 que nos orienta acerca da importância de liberar perdão e também nos libertar de todo sentimento contrário à Palavra.
“Ame as pessoas e ajudem-nas a avançar na sua jornada espiritual. Seja um amigo leal. Se doe, se esforce e seja grato por seus amigos. Nós só chegamos aonde chegamos, porque tivemos pessoas ao nosso lado. Seja grato pelo que seus amigos fazem por você.
Esteja mais atento a quem, graciosamente, Deus conectou a você, do que a quem deixou a sua amizade no meio do caminho. Lembre-se que nós e nossos amigos temos limitações, mas Deus não. Ele é perfeito e sempre está conosco. Mesmo que as pessoas falhem, Deus nunca falhará e nunca lhe decepcionará. Você sempre poderá contar com Ele”, finalizou Alex com estes conselhos.
GC matuto
O culto seguiu com um segundo momento especial, em que Pollyana Alves, esposa de Alex, apresentou os GC’s e bateu um papo com alguns participantes que expressaram um pouco da experiência de fazer parte do GC e de como estes foram importantes para gerarem conexões divinas.
Para finalizar a noite com chave de ouro, os jovens se reuniram do lado de fora do templo da igreja, para um Connect Night bem típico do Nordeste, colocando em prática o que aprenderam com a ministração da noite.
O momento de comunhão contou com o tema GC Matuto. Na ocasião, os jovens estavam todos trajados a caráter, com roupas quadriculadas, chapéus de palha, dinâmicas divertidas e muita comida junina.
Foi uma noite memorável. Se você não pôde estar presente, acesse a ministração abaixo e não perca a oportunidade de participar do nosso próximo Culto dos Jovens!