A Igreja Verbo da Vida Sede leva a sério o convite de Jesus em Mateus 11.28, que diz: “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos darei descanso”. Essa atmosfera acolhedora e inclusiva é evidente em todas as áreas da igreja e desenvolvida através de departamentos e projetos sociais.
Nesse sentido, a Sede realiza um conjunto de ações sociais que beneficiam crianças carentes nas redondezas de Campina Grande (PB), como o Deixai Vir, o Ressureição e o Reino das Crianças. Projetos cujo objetivo é proporcionar educação e apoio espiritual para crianças em situações desafiadoras.
DEIXAI VIR
O Deixai Vir é um projeto que nasceu no coração de Deus e há seis anos contempla crianças de bairros carentes com a Palavra da Fé. A visão foi fundada por Jannayna Albuquerque, integrante da equipe ministerial do Verbo Sede, em 2017. Ano após ano, dezenas de crianças são alcançadas e edificadas através de aulas didáticas e brincadeiras durante a semana.
As atuações ocorrem às quartas-feiras das 09h às 11h e 14h30 às 16h30. Durante o dia de atividade, as crianças assistem aulas, em que são ensinadas histórias bíblicas e fundamentos da Palavra da Fé. Além disso, existe um momento de diversão preparado com todo carinho, em conjunto com o lanche que eles recebem ao fim das tarefas. O Deixai Vir atende a faixa etária de 3 a 15 anos.
No mês de setembro, foram iniciadas ações nas quintas-feiras. Neste dia, a programação é um pouco diferente, com aulas de culinária, aulas de educação física e programações dinâmicas, como uma tarde de cinema.
Para mais informações, entre em contato através do Instagram do Projeto: @deixaivir.
REINO DAS CRIANÇAS
Trata-se de uma visão que alcança os pequenos que moram na comunidade conhecida como Favela do Papelão, localizada nas proximidades da Igreja Sede.
Liderado por Ziran Andrade, as atividades são desenvolvidas mensalmente no último sábado de cada mês e trabalha com cerca de 18 crianças por ação.
O projeto é dividido por faixa etária, sendo ele de 0 a 6 anos, e de 7 a 12, com o intuito de direcionar um ensino de qualidade, respeitando a idade e maturidade das crianças. Assim, elas podem receber mais da Palavra de Deus na linguagem mais adequada para sua idade. O cronograma de atividades conta com um momento alegre de louvor, seguido do ensino da Palavra. Após isso, os pequenos participam de um momento de recreação, em que elas brincam, recebem o lanche e um kit com guloseimas.
Siga o projeto nas mídias sociais: @reinodascriançasievv.
PROJETO RESSUREIÇÃO
Diferente dos projetos mencionados anteriormente, o Ressurreição não possui como alvo o público infantil em específico. Desde as primeiras ações da equipe, o foco já era a evangelização nos mais diferentes locais. Hospitais, escolas, orfanatos e outras diversas localidades nas redondezas de Campina Grande (PB) são o “palco” das atividades do projeto.
A ação social é liderada por Luana Mayara, integrante da equipe ministerial. As atividades mais recentes, realizadas com o público mais jovem, ocorreu durante a campanha do Setembro Amarelo, no Colégio Walfredo Siqueira Luna, localizado no bairro das Malvinas. O evento atraiu uma média de 150 jovens com idades entre 15 e 18 anos. Na ocasião, foi realizada uma palestra com a psicóloga Jany Kelly, sobre a importância do cuidado com as emoções e o que a Palavra fala acerca disto.
Em edições anteriores, eles também antederam crianças, levando a mensagem do amor de Cristo aos pequeninos também.
Veja mais sobre o Ressurreição: @projetoressurreicao.
Inclusão nos departamentos
No mês em que o Brasil celebra o Dia Mundial da Saúde Mental (10) e o Dia das Pessoas com Deficiência Física (11), a Igreja Verbo da Vida Sede, destaca-se por seu compromisso inabalável com a inclusão social. Em nosso meio, existe um Departamento de Inclusão, que está desempenhando um papel fundamental na transformação da vida de pessoas com dificuldades cognitivas e das crianças em processo de adaptação. O Departamento chama-se IncluIDE.
O que é o IncluIDE?
O IncluIDE é um departamento dedicado a auxiliar e alcançar pessoas com dificuldades cognitivas, como surdos ou pessoas atípicas. O foco principal deste departamento está em alcançar aqueles que carecem de uma atenção especial e que sozinhos não conseguiriam receber as mensagens ministradas durante os nossos cultos. O departamento possui subdivisões, tais como atividades em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e a brinquedoteca.
A causa é liderada por Débora Barbosa, uma pedagoga com especialização em Educação Especial e Intervenção ABA aplicada ao transtorno do espectro autista (em curso na FAMESP). Ela também é intérprete de LIBRAS e está a frente de um projeto inspirador com o intuito de ensinar outras pessoas a serem “voz” de Deus para os surdos.
LIBRAS
O Departamento de Adolescentes de 15 a 18 anos da nossa igreja, engajado em capacitar os jovens no âmbito inclusivo, possui uma extensão do incluIDE com o foco no treinamento em LIBRAS. A iniciativa é liderada por Thay Dias. Ela é intérprete há 8 anos e em 2021 sentiu a direção de ensinar outros adolescentes a linguagem de sinais.
Assim, surgiu um novo treinamento, que ocorre semanalmente, permitindo que outras pessoas aprendam a se comunicar com a comunidade surda e evangelizá-los.
Em dezembro deste ano, o Departamento de Inclusão dos adolescentes, composto por 28 pessoas, irá fazer uma apresentação em LIBRAS no templo da nossa igreja, com o intuito de influenciar mais pessoas a aprenderem a linguagem, além de alcançar aqueles que possuem algum grau de surdez.
BRINQUEDOTECA
A brinquedoteca, criada em 2019 por Juliana Borba, é um espaço adaptado que acolhe todas as crianças, independentemente de suas necessidades especiais. Lá, crianças com autismo, TDAH, síndrome de Down e outras condições se sentem confortáveis, aprendem a socializar e se adaptam às salas de acordo com a faixa etária. O espaço é equipado com profissionais e voluntários treinados para oferecer o melhor suporte possível.
Lucyane Cândido, mãe de uma criança atendida na brinquedoteca, expressou sua gratidão: “A Brinquedoteca é resposta de Deus para as crianças que precisam de ajuda na adaptação à rotina, auxiliando o desenvolvimento das habilidades sociais e comunicação nas salinhas, bem como é um suporte de atendimento aos pais.”
Elinete Cabral, líder da brinquedoteca e pedagoga, está atualmente estudando neuropsicopedagogia. Além disso, a igreja conta com acompanhantes terapêuticos (AT) para apoiar a equipe na sala da brinquedoteca, garantindo que todas as crianças recebam o melhor atendimento.
Hadassa Cabral, uma voluntária no Departamento Infantil e estudante de pedagogia na UFCG, destacou a importância de sua formação: “O curso de pedagogia me auxilia muito. O Verbo da Vida tem uma visão de ter o conhecimento natural, profissional para aliar com o espiritual para ser resposta de Deus para as crianças e ainda aprender com profissionais qualificados que também servem aqui. É sempre maravilhoso!”
Se envolva!
Para aqueles que desejam servir voluntariamente no IncluIDE, as inscrições estão abertas, com formulários disponíveis na Secretaria da igreja ou no balcão de informações durante os cultos. A equipe do IncluIDE também está disponível pelo número de WhatsApp: (83) 98215-4708.
A Igreja Verbo da Vida Sede está empenhada em cumprir a missão de ser uma igreja inclusiva, onde todas as pessoas, independentemente de suas necessidades, são bem-vindas para congregar, aprender e crescer juntas no amor e na fé. Faça parte dessa jornada incrível de inclusão e amor!