por Franklin Gurgel
Em Marcos 6: 1-13, Jesus é rejeitado pelos seus concidadãos, na sua própria terra em Nazaré. Nesse contexto, ele passou a ensinar na sinagoga. E muitos ouvindo-o, se maravilhavam, dizendo: “Donde vêm a este estas coisas? E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: não há profeta sem honra, senão na sua terra, entre os seus parentes e na sua casa. Admirou-se da incredulidade deles”.
Primeiramente, no ambiente de honra Deus irá fazer milagres. Honra significa valor. Ter peso, saber valorizar. Nesse contexto, honra é o oposto de bajulação. A bajulação é quando alguém faz algo na intenção de receber alguma coisa. Por outro lado, a honra é quando alguém faz algo em agradecimento pelo que já recebeu.
Ademais, a honra é sinônimo de apreciação, estimar, olhar favorável, respeito. Já a desonra, não demonstra respeito e nem valor. Assim, trata o que é para ser honrado como algo comum, desprezando o valor de honra.
Portanto, em Hebreus 13:4, diz: “Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros”. Afinal, em Efésios 6: 1-9, o apóstolo Paulo mostra ensinamentos de honra para filhos, pais, mães, para que a vida se prolongue sobre a terra. Honrar pai e mãe é o primeiro mandamento com promessa.
Dito isso, devemos nos esforçar para praticar a honra que é uma virtude estabelecida por Deus. Dessa maneira, a honra atrai a glória de Deus mudando o ambiente. Logo, a honra atrai o favor de Deus. Como foi o caso narrado por João 12:3: “Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo. Mas, Judas Iscariotes ignorou a atitude daquela mulher ter honrado Jesus com o perfume do bálsamo caríssimo. Jesus, entretanto, disse; Deixai-a! Os pobres, sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes”.
Jesus reconheceu a atitude de honra daquela mulher. Assim, devemos também honrar ao Senhor para ser reconhecido por Ele. Jesus é digno de toda honra tanto nos céus como na terra.