Deus tem uma porção nova para nós, para sermos cooperadores no Departamento Infantil. De todas as gerações do Novo Testamento até hoje, é a geração das crianças que lutará em grandes batalhas. Precisamos abraçá-las, por isso, existe uma grande responsabilidade na preparação delas. Nós somos vitrines do Reino. Pai e mãe, vocês são vitrines transparentes.
“Nessa ocasião, os discípulos vieram a Jesus e perguntaram: “Afinal, quem é o maior no reino dos céus?”. Então Jesus chamou uma criança pequena e a colocou no meio deles. Em seguida, disse: “Eu lhes digo a verdade: a menos que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no reino dos céus. Quem se torna humilde como esta criança é o maior no reino dos céus, e quem recebe uma criança como esta em meu nome recebe a mim” (Mateus 18.1-5).
Sabe, irmão, Jesus é mestre dos mestres. Ele não é pego de surpresa. Ao ser indagado sobre quem é o maior no Reino, Ele automaticamente percebeu que a pergunta tinha outros interesses, distorcendo a visão do Reino. Mesmo assim, Ele mostra a importância da criança e, inclusive, no seu processo de crescimento e desenvolvimento. Ao “nascer de novo”, nos percebemos como elas, em sua pureza e valores.
É divertido servir no DI
Criança não é para ser um peso, elas são feitas para ser bênçãos. O que se vê em uma criança é pureza, confiança, simplicidade e sede de aprender.
Quando somos cooperadores na igreja local, não podemos ser limitados. Você pode servir e aprender em muitos outros departamentos. Diante dessas verdades, você vai ter um outro olhar sobre as crianças. Podemos aprender muito com elas.
“Certo dia, trouxeram crianças para que Jesus pusesse as mãos sobre elas e orasse em seu favor, mas os discípulos repreendiam aqueles que as traziam. Jesus, porém, disse: “Deixem que as crianças venham a mim. Não as impeçam, pois o reino dos céus pertence aos que são como elas”. Então, antes de ir embora, pôs as mãos sobre a cabeça delas e as abençoou” (Mateus 19.13-15).
Percebemos que existia, e ainda existe, um certo preconceito de que as crianças atrapalhavam e eram um peso. Mas são heranças, presentes que precisamos cuidar bem, você concorda?
Precisamos nos atentar no poder da família. Vem por aí uma geração inteira bem-aventurada de mestres, pastores, profetas, entre outros.
Pense sobre isso. Você vai participar da preparação desse time. Quando você aceitou Jesus em um dia, esse dia marcou sua vida. Mas, sabe, se você puder estar apenas um dia, só um, pode ser o dia marcado na vida dessas crianças para o encontro com Jesus. E, olha, embarque com tudo, o maior propósito é servir a Deus, de todo coração, da forma ilimitada do “conta comigo”!
Existe uma unção para isso. É divertido. Seja cantando ou dançando com roupa colorida. Existe uma essência infantil no seu coração em não perder a simplicidade do Reino. Você pode dar o seu melhor para Deus no Departamento Infantil. Você vai romper barreiras, existe um propósito, não esqueça disso. Há coisas que fazemos no Reino que para o mundo é loucura, mas para Deus é importantíssimo.
*Trechos da ministração do dia 19 de março de 2023, na Escola Dominical.