As coisas dessa vida começam a perder o peso quando focamos na eternidade.
“Não ameis o mundo nem o que nele existe. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo: as paixões da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens não provém do Pai, mas do mundo. Ora, o mundo passa, assim como sua volúpia; entretanto, aquele que faz a vontade de Deus permanece eternamente” (I João, 2.15-17).
Esse é um alerta do apóstolo João, para não amarmos esse mundo, são coisas ligadas à essa terra, mas nós que fazemos a vontade de Deus vamos existir para sempre, somos eternos a imagem e semelhança de Deus.
Em Isaías 43.13, Salmos 90.1-2 e Tiago 4.14 mostram que somos eternos, muitas vezes olhamos para nossas vidas na ótica passageira dessa vida, mas essa não é a visão de Deus, o próprio salmista orava para que Deus lhe mostrasse a brevidade dessa vida.
Foco na eternidade
O amor do Senhor é eterno, por isso precisamos viver a nossa vida de maneira sábia, sabendo remir bem o tempo, procurando compreender qual é a vontade de Deus, nunca iremos nos arrepender de fazer a vontade de Deus, nunca corremos o risco de nós arrepender de viver segundo a vontade de Deus.
Quando estamos muito focados nas coisas passageiras dessa vida, isso ganha proporções muito maiores, os problemas, as decepções, mas devemos tirar o foco no passageiro e olharmos para eternidade, um dia essa terra irá passar, mas nós somos eternos e viveremos eternamente com Deus.
Nossa esperança não deve ser nesse mundo passageiro, viveremos de forma infeliz se vivermos voltados a essa breve vida. O apóstolo Paulo alcançou o entendimento de viver pela eternidade podemos nas cartas assim como em Filipenses 1.21-24. Esse é um relato de como Paulo havia compreendido a visão da eternidade.
Sábias prioridades
Não podemos valorizar o que o mundo valoriza, nossa visão é diferente até na hora da partida, não ficamos tristes em ver um justo partir para o Senhor. O que te faz querer respirar amanhã? Você quer cumprir o plano de Deus ou se realizar como pessoa na terra?
Nossas prioridades são diferentes quando não temos nossa vida preciosa para nós mesmos. Nossa prioridade não deve estar no lugar errado, as doenças do tempo como depressão, estresse e ansiedade são problemas de pessoas ligadas ao tempo passageiro, não é essa a vontade de Deus para nós. Deus não nos quer preocupados, nossa prioridade deve ser fazer a vontade de Deus.
O apóstolo Paulo no final de sua vida reconheceu que fez o que deveria ter feito, investiu o tempo de sua vida para realizar o que realmente era necessário. Quais os frutos que levaremos para eternidade? Devemos devotar nossas vidas para Deus, Ele mesmo nos plantou para fazer a vontade d’Ele, não para cumprir uma carreira, Deus tem o objetivo de levarmos a palavra da salvação.
Os objetivos naturais são apenas vaidade, não acumule tesouros perecíveis, acumule tesouros eternos. Temos direito a uma glória eterna! Olhe as circunstâncias da ótica de Deus, e assim, poderemos ver os problemas tão pequenos.
Priorizar o Reino de Deus
O que uma doença pode me preocupar? Se o Senhor já me salvou, a cura é experimentar um pouco dos poderes vindouros, e já nos foi garantida por Jesus. O mundo será mais simples se começarmos a olhar da maneira correta, estamos aqui para promover o reino de Deus , não precisamos ter medo.
Nenhuma circunstância pode paralisar o plano eterno de Jesus nas nossas vidas. Coloque a vontade de Deus em primeiro lugar em sua vida e nunca mais você estará sobrecarregado. Ouça a voz do Espírito Santo, o que Ele quer sinalizar para sua caminhada se tornar mais leve .
Existe uma unção para despedaçar o julgo de uma cobrança excessiva para resultados passageiros. O Senhor quer que procuremos o Reino de Deus e a Sua justiça. Um reino eterno de paz, justiça e alegria no Espírito Santo, que comecemos a priorizar o Reino de Deus em nossas vidas.
Isso significa que tem alegria disponível, coloque seu foco no que Deus está iluminando para você. Existe paz, alegria, provisão, as bênçãos que Deus tem são inabaláveis. Ele já lhe mostrou o próximo passo, apenas obedeça, dê um passo de fé, coloque os olhos naquilo que é eterno. Esse mundo não merece nossa atenção nem esforço, mas Ele merece pois deu sua vida para nós.
*Trechos da ministração do dia 12 de fevereiro de 2023, no Culto de Celebração.
Uma resposta
Só tenho que agradecer a Deus pela a oportunidade de ter encontrado essa mensagem para minha caminhada a eternidade.