Pastor da Igreja Presbiteriana Renascer
Ter um pai, é ter uma casa onde você encontra segurança, conforto e paz. Uma das coisas mais marcantes na bíblia, é quando Jesus apresenta Deus aos discípulos como “Aba”. Deus, criador dos céus e da terra, soberano, reis dos reis, Senhor dos senhores, escolhe ser chamado de Pai. Nós, seres humanos, crescemos e amadurecemos, na perspectiva natural, à medida que nos tornamos mais independentes. Mas do ponto de vista espiritual, essa maturidade vem à medida que nos tornamos mais dependentes de Deus. Fomos chamados para viver um relacionamento tal Pai, tal filho com Deus!
Intimidade com Pai
Não importa o que aconteça, Deus quer cada vez mais, ter um relacionamento de paternidade conosco. Mas Ele só pode gerar essa relação conosco e nos mimar como filhos, se nós permitirmos que ele seja nosso Pai. Ele escolheu ser chamado por nós de Pai. Ele deseja ser chamado assim. Os nossos filhos terão uma imagem de Deus e da paternidade d’Ele, baseado na referência de paternidade terrena que damos a eles.
“Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno” (João 5.19)
Deus quer que nós digamos a Ele aquilo que precisamos que seja feito em nossas vidas. Você quer a bênção ou a razão? Você quer paz no seu casamento ou a certeza daquilo que você está certo? Nossos filhos não irão à igreja se eles não nos verem indo à igreja. Eles não lerão a bíblia se eles não nos virem lendo a bíblia, eles só farão o que estiverem vendo os pais fazendo.
Guiando no caminho
A Bíblia diz: “ensina no caminho” e não “o caminho”. Precisamos estar caminhando junto com eles. Quem só mostra o caminho, apenas aponta a direção, mas não anda junto com o filho, para que ele siga os passos que você está pisando.
“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.” (Provérbios 22.6)
Se seus filhos seguissem seus passos eles estariam indo para perto de Deus ou para perto do diabo? Eles estão indo para os céus ou em direção ao inferno? O pai que ama filho mostra tudo o que faz e o filho repete tudo igualmente. Não se preocupe com o diabo, se preocupe com você. Não se preocupe como os outros andam, se preocupem como você anda. Se preciso encurte os passos e nunca pise embaralhado. Deixe que seus filhos saibam como se caminha nesta terra em direção aos Céus.
*Trechos da mensagem de 27 de maio de 2023, na Conferência da Família.
Leia mais sobre como está sendo este evento!